PROCURE ALGO NA VIDA QUE FAÇA BATER MAIS FORTE O SEU CORAÇÃO!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Segundo a previdência Social, cerca de 90% dos trabalhadores que se afastam por motivo doença são por doenças osteomusculares geradas por movimentos funcionais inadequados durante o trabalho.
Empresas e Instituições são obrigadas a ter um laudo de análise ergonômica do trabalho, nos padrões indicados. Na ausência desse laudo, as empresas podem ser multadas.
Existem órgãos fiscalizadores que podem cobrar esse documento, como Delegacia Regional do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, sindicatos, Conselho CREA , além de associações de classes.
Um laudo ergonômico resguarda as empresas contra ações judiciais e indenizatórias.

Muitos trabalhadores desconhecem a importância da postura durante a jornada de trabalho, acreditam que aquela cadeira em que permanece horas sentado é adequada e nem percebem a altura da mesa e nem sequer sabem o que significa a palavra ergonomia.
A maioria das dores crônicas nas costas se originam devido uma postura inadequada, portanto prestar atenção no mobiliário correto e na postura correta no sentar é de extrema importância para a saúde do trabalhador.
Muitas empresas investem na ginástica laboral e no mobiliário ergonômico e assim conseguem reduzir as doenças laborais ( tendinite, bursite, cervicalgia, lombalgia e ect).
Acredito que os trabalhadores devem se informar conhecendo essas doenças e seus sintomas através das normas do Ministério do Trabalho que amparam a saúde do trabalhador.
Saiba mais lendo esse artigo, se informe e lute pelo seu direito de ter uma qualidade de vida profissional.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dores nas costas e a sua cama.

Proteja suas costa na hora de dormir!!

Encontrei essas dicas e achei interessante a abordagem sobre a cama e o colchão que usamos, afinal passamos um terço de nossas vidas numa cama dormindo. A qualidade do seu sono e do seu colchão tem uma relação direta com dores nas costas. Tente não economizar em investir num bom colchão , observe a validade e qualidade do mesmo através das dicas desse artigo. Aprenda como comprar o colchão ideal para as suas costas e evite sentir dores nas costas.
Claro que dores nas costas surgem devido vários fatores, mesmo que você não esteja sentido dores nas costas, pense na prevenção e invista na qualidade do seu sono e na saúde da suas costas.
Boa noite!!


Proteja suas costas na cama

Muitas atividades de um dia normal colocam tensão sobre sua coluna. Até mesmo algumas que você não pensava que fossem de qualquer forma desgastantes. Estas atividades podem resultar imediatamente em pequenas dores e desconforto; a longo prazo, podem causar problemas crônicos. Cerca de um terço da sua vida você passa na cama. Ainda assim, algumas pessoas nunca fazem a ligação entre a dor nas costas matinal e o estado do seu colchão e a posição em que dormem. Aqui vão algumas dicas que podem ser seguidas para cuidar das costas e ao mesmo tempo ter uma boa noite de sono.

Compre uma cama que seja boa para suas costas

Quando foi a última vez que você comprou uma cama nova? Talvez você considere colocar uma nova chapa de compensado sob o colchão para suportar suas costas. Muitas das dores nas costas relacionadas com o sono são causadas por um colchão muito macio. Entretanto, na maioria dos casos não adianta acrescentar uma chapa de compensado embaixo desse colchão porque há muito material macio entre a madeira e seu corpo, e a sua coluna recebe muito pouco suporte.

Quer você acredite ou não, muitos problemas nas costas podem começar enquanto você dorme.
2006 Publications International, Ltd.
Quer você acredite ou não, muitos problemas nas costas podem começar enquanto você dorme

Você precisa de algo firme. Muitas pessoas gostam de dormir num chão acarpetado, porque é firme e possui algum acolchoamento em cima para os seus ossos. Isto, às vezes, pode ajudar, mas o que você realmente precisa é de um bom colchão ortopédico. O custo pode assustar um pouco no começo, mas pense em quanto dinheiro muitas pessoas gastam em prestações de seus carros todo mês; quanto dinheiro essas pessoas gastam por dia com seus carros ou caminhonetes; agora considere quanto tempo você passa em sua cama. Consegue entender?

Qual o melhor tipo de colchão? Isto pode ser uma questão de preferência pessoal. Diferentes tipos de camas, como camas de água e colchões de ar, têm diferentes vantagens e desvantagens quando comparados com camas mais convencionais. Uma cama de água, por exemplo, quando enchida na quantidade correta, pode ter um efeito terapêutico. O calor da água pode manter suas costas mais flexíveis enquanto você dorme. Por outro lado, se contiver muita ou pouca água, suas costas estarão duras pela manhã, se é que você vai conseguir dormir a noite toda.

Seja qual for a escolha, meça o apoio que sua cama oferece deitando-se na sua posição costumeira de dormir (de costas ou de lado, não de bruços) e pedindo a um amigo para conferir se sua coluna está corretamente alinhada. Imagine uma linha passando pela orelha, o ombro e as juntas dos quadris em um lado do seu corpo; se a linha estiver reta, a cama está boa para você. Se você compartilha a cama com alguém, certifique-se de que a outra pessoa está deitada junto com você ao efetuar o teste, porque a alteração de peso com certeza fará diferença.

Alongue-se antes de levantar

Seu corpo é uma máquina maravilhosa. Enquanto você dorme, ele transfere sangue e calor dos músculos das costas para áreas como rins, fígado, estômago e outros órgãos que necessitam deles durante a noite. Quando você acorda pela manhã, a falta de fluxo sangüíneo e os movimentos da sua coluna tornam-na vulnerável a tensões e distensões. Os músculos estão tensos e as juntas secas; vamos admitir, suas costas não estão prontas para começar o dia.

Uma das melhores coisas que você pode fazer para reduzir o risco de esforço lombar ou lesão é alongar-se antes de levantar da cama. Alongar-se irá aquecer, flexionar e lubrificar suas costas. Tente algo simples, como deitar-se sobre elas numa posição relaxada e confortável com suas pernas estendidas. Levante os braços devagar acima da sua cabeça e deite-os sobre a cama. Calmamente estique os braços para longe da sua cabeça o mais confortavelmente que puder. Daí acrescente suas pernas e dedos do pé ao exercício, apontando-os para o final da cama. Lembre de alongar apenas até sentir uma tensão branda, mantenha esta posição por dez segundos e deixe que seu corpo relaxe. Para beneficiar-se ao máximo, repita esse alongamento algumas vezes. Você poderá tentar também com um braço de cada vez.


Use a técnica de rolar o tronco

Pular da cama não parece ser um grande problema. Mas, se alguma vez você já teve uma lesão nas costas, provavelmente descobriu que essa tarefa, aparentemente fácil, foi a proeza mais difícil do dia todo. A primeira coisa a ser feita para facilitar essa tarefa é elevar sua cama do chão se ela estiver apoiada diretamente nele. Coloque-a num suporte ou armação. Isto alivia muito as suas costas e o resto do corpo na hora de sair da cama.

A seguir, use o que é chamado de "rolar o tronco" para colocar seu corpo em posição para sair da cama. A técnica funciona assim: enquanto está deitado de costas, role sobre seu lado de forma a ficar virado para o lado que pretende sair da cama. Dobre suavemente seus joelhos contra o peito, mantendo suas pernas em contato com a cama todo o tempo. À medida que faz isso, use suas mãos e braços para empurrar seu corpo para fora da cama; deixe suas pernas caírem devagar da beirada da cama. Enquanto seu corpo levanta, a maior parte do seu peso estará sobre seus quadris, nádegas e coxas, em lugar da coluna. Complete a manobra colocando suas mãos sobre as coxas e estenda as costas ao mesmo tempo em que se eleva da cama. Mantenha as costas retas e a cabeça para cima enquanto levanta.


Faça isto devagar. Lembre que suas costas ainda estão acordando, e mesmo depois de todo o alongamento na cama, ainda não estão completamente prontas para a luta. Um pouco mais de tempo e cuidado despendido aqui pode salvá-lo da agonia e frustração de um mau dia para suas costas.

Lembre-se, voltar para a cama também pode ser estressante até mesmo para uma coluna saudável. Pode ser tentador cair na cama no final do dia, mas a torção forçada que essa queda pode causar é perigosa. Assim, para garantir a segurança e um repouso tranqüilo, use esta técnica ao contrário ao voltar para a cama.

Só porque você conseguiu sair da cama sem machucar as costas não significa que não existem outras mil maneiras de estirar ou distender um músculo. Na próxima seção, mostraremos como entrar na rotina da manhã colocando suas costas sob esforço mínimo.

Este artigo têm propósitos apenas informativos e NÃO FORNECEM ORIENTAÇÕES MÉDICAS. O editor do Consumer Guide ®, da Publications International, Ltd., e o autor não se responsabilizam por nenhuma possível conseqüência dos tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações de dieta, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.