PROCURE ALGO NA VIDA QUE FAÇA BATER MAIS FORTE O SEU CORAÇÃO!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

          
FÁSCIA



A fáscia ou tecido conectivo é composta por elastina, colagénio e mucopolissacaridios.
No fundo o mais importante (e simples de entender) é que ela é composta por elastina que lhe dá qualidades elásticas e colagénio que lhe dá qualidades de cola.
É este equilíbrio, entre a quantidade de elastina e de colagénio, que permite que os tecidos tenham flexibilidade e elasticidade até determinados limites.
Quando este equilíbrio se rompe, cria-se o terreno propício ao aparecimento de problemas de saúde como dores,fibromialgia,cansaço, etc.
A fáscia envolve qualquer célula, órgão, tecido, músculo, fibra, etc. e hoje sabe-se que ela tem um papel determinante no estado e condição de qualquer parte do nosso corpo.
Qualquer problema na fáscia afecta e muitas vezes cria problemas de saúde para os quais não existe qualquer explicação uma vez que ainda não se consegue ver nem medir a fáscia e a sua condição.
É a fáscia que uma vez alterada cria muitos dos problemas como fibromialgia, dores,dores crónicas,dores miofasciais, problemas de circulação, problemas de drenagem, problemas de sensibilidade, problemas nos órgãos, escolioses, etc. etc.
A fáscia percorre todo o corpo ligando todas as partes. Ela vai da cabeça aos pés ligando e afectando tudo.
Ela é a responsável pela propagação de problemas ao longo do corpo e a responsável por muitos dos problemas que se manifestam numa zona tenham uma origem bem distante do local onde se manifestam.
Exemplos óbvios de alterações dafáscia são problemas num ombro onde muitas das vezes isso é apenas a manifestação de um problema existente noutra parte do corpo como por exemplo uma bacia mais baixa ou mesmo uma perna curta.

Segundo Ken Knakim ,existem 4 tipos de disfunções relacionadas a musculação: são elas, musculares, articulares, nervosas e bioquímica e a autoliberação miofascial atua nas disfunções musulares.
Atulmente a autoliberação miofascial está sendo usada como aquecimento e trabalho preventivo de lesões.

A liberação miofascial pode ser usada tanto como profilaxia de problemas motores, assim como, tratamento de problemas que acometem o sistema motor (lombalgias, cervicalgias, etc).
Você pode fazer em qualquer lugar a auto liberação miofascial com o Foam roller (foto). O foam roller não é nada mais que um rolo de espuma é um tubo cilíndrico feito de espuma densa que você rolar nos músculos . Rolando sobre o rolo de espuma que vai proporcionar um efeito de massagem nas partes moles do nosso corpo. Você pode ajustar a tensão sobre os músculos e outros tecidos moles, colocando mais peso sobre o foam roller com seu peso corporal. Você pode usar também uma bola de tênis ou uma bola de Lacrosse.

Ao usar o foam roller o rolo de espuma , você vai rolar sobre cada área dos músculos de ponta a ponta .

E quais são os benefícios da liberação miofascial como uma ferramente de recuperação para os músculos ?
O Foam roller / Rolo de espuma aumenta a tensão muscular e provoca uma resposta no GTO (mechonreceptor sensíveis a mudanças na tensão muscular, encontrado na junção músculo-tendão) provocando um relaxamento no músculo. Esta permite uma maior amplitude de movimento (extensibilidade) e liberação da tensão muscular. Rolos de espuma também ajuda na remoção de nódulos adesões (qualidade).

Músculos e outros tecidos com nódulos, adesões, têm três aspectos importantes:
- Lesões agudas (trauma, distensões etc..)
- Acumulação de pequenos traumas (micro-traumas)
- Não recebendo oxigênio suficiente (hipóxia)

Cada um desses fatores pode levar o seu organismo a produzir uma profunda cicatriz na área afetada Este tecido cicatricial se liga a tecidos que necessitam ter movimentos livre . Como o tecido cicatricial aumenta, os músculos se tornam mais curtos e mais fracos, a tensão nos tendões pode causar tendinite, e os nervos podem ficar "presos." Isso pode causar uma redução na amplitude de movimento,
perda de força e dor. Se um nervo está preso você também pode sentir formigamento, dormência,e fraqueza. "(Dr. Michael P. Leahy, DCC)


.
Boa leitura:
http://fasciacongress.org/2009/
http://www.myofascialrelease.com/home.asp

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Subir escadas é um ótimo exercício !!!


Gente!! subir escadas é um exercício maravilhoso, fortalece coração e musculatura dos membros inferiores, porém é muito forte e deve-se iniciar o treino preogressivamente devido a sobrecarga cardíaca. Claro que você deve estar com uma ótima saúde e sem problemas  na coluna,  além disso ,a postura durante a atividade deve ser vigiada para evitar dores na coluna lombar.
 A mulherada adora subir escadas porque trabalha intensamente a musculatura dos glúteos. Observe no vídeo a biomecânica do movimento de subir escadas  e se anime com esse tipo de treino.

Assista...
http://youtu.be/YciBegQjpXo

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dor no ombro

 OMBRO


As lesões ocorridas na região do ombro, segundo a literatura atual, podem ter três origens: impacto mecânico (extrínseco), alterações fisiológicas no espaço subacromial (intrínseco) e fraqueza muscular no manguito rotator, a mais comum.
Essa fraqueza muscular pode gerar um desequilíbrio de forças vetoriais fazendo com que a cabeça do úmero atrite contra o acrômio gerando as dores e possíveis lesões, principalmente se o deltóide estiver bem desenvolvido. O exercício da puxada por trás, destinado ao desenvolvimento do grande dorsal e boa participação também do peitoral na fase concêntrica, (quando puxa), a partir da posição paralela ao chão até a posição final, é um dos que pode gerar a chamada “síndrome do impacto” caso o manguito rotator esteja fraco. É consenso entre os estudiosos que uma das funções desse grupo muscular é centralizar exatamente a cabeça do úmero da cavidade glenóide.
Entre os adeptos à musculação a puxada por trás é um dos preferidos por trabalhar músculos que aparecem, no caso grande dorsal que deixa as costas largas. Entretanto, não gostam de fazer as remadas que se destinam a fortalecer justamente o manguito rotator, músculo que não aparece.
O manguito rotator é composto de três músculos que tem como objetivo coaptar o úmero na cavidade glenóide, pode ser fortalecido através de exercícios com faixa elástica.

Além do fortalecimento do manguito rotator, recomendo fortalecimento do deltóide ( fibras anteriores) e liberação miofascial com bolas  de borracha pequenas ( pode usar as mais duras) nos triguerspoints.
Exercícios de propriocepção também devem ser introduzidos, como apoio em flexão de braço no Bosu ou na cama elástica.
Com dor no ombro como fortalecer a musculatura interescapular? sempe os pacientes com musculatura fraca e dor no ombro apresnta fraqueza dessa musculatura, porém devido a dor torna-se difícil encontrar exercícios  apropriados.
Todo esse treino de fortalecimento para reabilitar o ombro deve ser elaborado por um fisioterapeuta e ser executado lentamente e progressivamente. Paciente maior de 45 anos deve saber que a recuperação será mais lenta.
Lembrar de tratar a causa do problema  e  não apenas os sintomas. Organizar o ambiente de trabalho, a técnica e o treinamento desportivo .
Fique atento com os sinais e tipos de dores...seu problema pode esttar na mão, na cervical ou no cotovelo.
Até.



domingo, 15 de maio de 2011

CORPO 1




ACEITAÇÃO

     
 ATUALMENTE, vivendo num corpo de uma mulher de 47 anos, passando por uma fase de mudanças hormonais , físicas, emocionais, e tudo mais de "AIS" que possa existir, posso dizer que o bicho pega!!!  
Uma mulher que deseja ter qualidade de vida nessa fase de amadurecimento e organização  geral, necessita investir um tempo da sua vida com cuidados diários. Cuidados físicos, mentais, espirituais e emocionais!! UFA!! Tudo isso!!
Outro dia fui no endocrinologista e perguntei sobre reposição hormonal, ele me disse que era contra, que a menopausa era como a adolescência, só que ocorria uma diminuição dos hormônios . A mulher sentiria vários desconfortos físicos , e deveria encarar essa fase de vida com naturalidade. COMO ASSIM? a mulher precisa fazer um curso espiritual , vidente e ler todos os livros de auto- ajuda, para compreender essa fase, porque o mundo realmente desaba na cabeça da criatura feminina amadurecida.
Na adolescência você está linda, fogosa, cheia de vitalidade e beleza, além de sonhos e esperanças coloridas. Na menopausa você está ficando enrugada, flácida, cheia de celulite e seus sonhos e esperanças tem prazo rápido de validade.Agora eu compreendo porque nessa fase queremos fazer tudo que deixamos para trás... UM PERIGO!! Além disso, nessa fase você ou está separada, casada , ou solteira . Nos três casos está um pouco em crise.. pensando será que  ERA ISSO MESMO QUE EU QUERIA DA MINHA VIDA? Pode estar com filhos adolescentes dando preocupações ou  então eles foram embora deixando você com síndrome do ninho vazio, ou mesmo sem filhos se sentindo só. Menina, o bicho pega nessa fase!!!
O papo é  sempre sobre as questões da crise de meia idade, reposição hormonal  e seus sintomas, chás, pílulas novas e milagrosas, insônias, calores e suores, falta de apetite sexual, gordura e colesterol alto.. ah  ginástica, estética, plásticas ..hipertensão..  homens não prestam..Tantas doenças!!! Tantos conflitos!! tantas dúvidas!!
Sabe o que é mais engraçado nessa fase de transformação corporal? a mulher ainda não percebeu que tá ficando coroa, ela ainda insiste em colocar aquela roupa alegre demais , curta demais, ou apertada demais!!! Claro, a coitada ainda está no meio do caminho, as ruguinhas ainda estão discretas, a beleza ainda está presente, os cabelos brancos podem ser disfarçados com tintura e o corpinho ainda está bonito.
Na verdade é uma fase bonita e difícil ao mesmo tempo.
Gente!!  para mim essa fase está dando um certo trabalho,andei estressando !!!Inicialmente adoeci e fui resistente, porém  depois percebi que investimentos deveriam ser feitos, porém  investi na minha compreensão e aceitação do amadurecimento em primeiro lugar, depois iniciei um processo de suavizar os sintomas do climatério e menopausa através de Yoga, meditação e variados exercícios  físicos. Decidi dar um tapa na macaca que aparecia quando ficava ansiosa, decidi criar disciplina diária para me alimentar com alimentos funcionais, usar a cabeça , a mente e o coração para ter uma qualidade de vida.
Claro que dá trabalho meditar, praticar uma atividade física e disciplinar sono e alimentação, porém foi através dessa disciplina que venho sobrevivendo e compreendendo essa fase nova em minha vida.
Claro, tomo chás de amora, como linhaça, evito bebida alcóolica, alimentação natural quase sempre,e pouca gordura saturada.. essas coisas que todas sabemos que amenizam os sintomas. Mas amigas, acreditem, a força de querer aceitar e amar a mulher que você é nesse momento é o que mais alivia os sintomas. Nós mulheres com mais de 40 anos temos a nossa beleza, ela existe na força de personalidade que construímos, na nossa profissão, nas expressões faciais mais marcadas, sim, nós somos belas e não necessitamos querer voltar a sermos adolescentes ou sofrermos para conquistarmos uma barriga sarada de 25 anos.  Besteira!! Relaxa e cuida da tua saúde e felicidade interior. Vamos curtir essa fase!! Ela também é bonita... da sua forma... Somente os tolos lutam contra o inevitável!!!
Amiga, se você está atribulada, gordinha, desgrenhada, sem esperança e arrancando os cabelos por causa do climatério ou menopausa... Não se desespere!!
No CORPO 2 iniciaremos o combate total contra situações devastadoras dessa  fase.
Vamos formar um grupo de ajuda!! Vamos transformar velhos hábitos nocivos para sua saúde nesse momento...
Até.

sábado, 7 de maio de 2011

MAMÃEZINHA QUERIDA

Dia das mães
Como não se emocionar quando se tem uma única filha, amorosa, amiga e acolhedora? Minha homenagem de dia das mães é para mim que tenho a felicidade de ter a Luma como filha. Uma menina especialmente amorosa.
Fazendo uma retrospectiva dos 20 anos de mãe de Luma ...uma menina luso-brasileira, vascaína de coração, francesa por opção e romantismo., inteligente e trabalhadora, fashionista e farmacêutica de plantão... dorminhoca e comilona. ufa!! posso dizer que vivi cada momento  de mãe com intensidade e amor. Posso lembrar de tudo dessa menina.. cada fase, cada atitude, cada mania, cada sonho, cada conquista, cada medo, cada vitória... lembro de todos os sentimentos que me envolveram na sua educação, seu balé, seu polo aquático, anos de natação e aliança francesa, nossos jogos, nossos conflitos, nossos passeios, nossos papos!! Nossa amizade e cumplicidade não tem igual!
Cada fase da tua vida eu tive que me adaptar e me desafiar, tive que aprender a ser mãe sempre. Fui sempre humilde e reconhecer que ser mãe também é aprender com o filho. você trouxe para minha vida o amor e a transformação, me encheu de força e coragem quando eu achava que não tinha.
Atualmente, depois de você ter ido estudar em BH , isso já tem quatro anos, eu ainda choro e me emociono de saudade, mas pude aprender com a saudade e sua falta como desenvolver o desapego .
Aprendi muito sobre o amor com vc em minha vida. Muito obrigada filha, você me ensinou a ser mãe!!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

DIABETES MELLITUS TIPO 2


Sabe-se que o diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos.
Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razões, suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sangüínea. Esta é uma anomalia chamada de "resistência Insulínica".
O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Outras vezes vai necessitar de medicamentos orais e, por fim, a combinação destes com a insulina. ( Sociedade Brasileira de Diabetes)


O que é o Diabetes Mellitus tipo 2 ?
Possuir diabetes mellitus tipo 2, significa a não suficiente produção de insulina pelo organismo e/ou a incapacidade de usá-la adequadamente. Este problema em relação à insulina afeta a maneira como o organismo processa os alimentos.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas (uma grande glândula localizada atrás do estômago). Ao alimentar-se, o organismo transforma grande parte do alimento em açúcar (glicose) que o sangue levará para as células do corpo como energia. A insulina auxilia a entrada do açúcar nas células e controla sua taxa no sangue. Quando o organismo não produz insulina suficiente ou tem problema para usá-la adequadamente, as células não absorvem suficientemente açúcar do sangue. O resultado é uma alta na taxa de açúcar no sangue.

O diabetes mellitus tipo 2 é mais comum em adultos acima de 40 anos, principalmente se estes estão acima do peso. Crianças e adolescentes acima do peso também podem ter este tipo de diabetes.

O diabetes tipo 2 é mais comum do que o tipo 1 e costuma ser chamado de diabetes independente de insulina. (O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina nos casos de diabetes tipo 1).

A causa precisa do diabetes tipo 2 não é conhecida. No entanto, à medida que as pessoas envelhecem ou ganham peso, estão mais propensas a terem diabetes pois o pâncreas pode não funcionar adequadamente, ou as células podem se tornar incapazes de usar a insulina produzida por ele. Hereditariedade é também um importante fator.

Mulheres que tiveram bebês grandes (acima de 4Kg, por exemplo), ou que tiveram diabetes gestacional, têm um alto risco de desenvolverem diabetes mais tarde.

Quais são os sintomas?
O diabetes tipo 2 pode causar os seguintes sintomas:

- Aumento na micção;
- Sede excessiva e ingestão de muito líquido;
- Perda ou ganho de peso;
- Visão embaçada;
- Infecções cutâneas;
- Infecções vaginais;
- Cansaço;
- Cicatrização lenta;
- Sensações não comuns de formigamento, queimação e coceira na pele, normalmente nas mãos e pés;
- Infecções no prepúcio (pele que cobre o pênis) em homens não circunsisados.
Principais sintomas:
  • Infecções freqüentes;
  • Alteração visual (visão embaçada);
  • Dificuldade na cicatrização de feridas;
  • Formigamento nos pés;
  • Furunculose.

Algumas pessoas não apresentam sintomas.

 


Como é diagnosticado?
 
O médico questionará sobre os sintomas e fará um exame sobre a taxa de açúcar no sangue ou poderá também verificar essa taxa em uma amostra da urina.

Como é tratado?

A melhor forma de tratamento é controlar o nível de açúcar no sangue. Isto é feito através de planejamento alimentar, exercício físico e alimentação.

O médico ou o nutricionista podem sugerir um guia contendo quais os alimentos deve comer e quantas calorias deve ingerir por dia. Se estiver acima do peso, o principal tratamento é comer menos e limitar as calorias em sua dieta. A perda de 3 a 4,5 Kg poderá reduzir ou eliminar a necessidade de medicação.

Atividade física é importante no controle do diabetes tipo 2. Os exercícios físicos melhoram a circulação e aumentam a queima de açúcar no sangue. Um dos melhores exercícios é a caminhada. Peça ao seu médico recomendações sobre quais atividades você pode fazer e como elas devem ser feitas.

O seu médico poderá receitar insulina ou outros tipos de medicamentos para controlar a taxa de glicose no sangue em complementação à dieta e às atividades físicas.

Quanto tempo os efeitos duram?
Praticar mais atividade física e não comer muito podem ajudar o corpo a reestabelecer o equilíbrio entre açúcar e insulina. Você pode ou não precisar de medicação mas com ou sem ela, sua melhora depende de seguir a dieta e os exercícios físicos prescritos pelo seu médico.

Que cuidados devem ser tomados?
Dieta:

- Siga a sua dieta.
- Use uma balança para pesar os alimentos.
- Aprenda a fazer escolhas saudáveis ao comer em restaurantes e/ou lanchonetes.
- Peça refeições para diabéticos quando viajar (por exemplo, em hotéis e aviões).

Para manter a dieta você pode:

- Beber água ou outras bebidas não-calóricas quando sentir vontade de comer entre as refeições.
- Não comer compulsivamente.
- Limitar a quantidade de bebidas alcoólicas.
- Comprar somente os alimentos de sua dieta.
- Comer em horários regulares.
- Comer somente à mesa.
- Comer devagar e mastigar bem os alimentos.

Aprenda a cuidar da pele e dos pés apropriadamente todos os dias. Leve remédio para diarréia quando viajar e tenha sempre uma identificação dizendo que é diabético, para casos de emergência.

Você pode obter panfletos e informações sobre diabetes, inclusive livros de receitas para diabéticos através da Associação Americana de Diabetes:

Endereço: The American Diabetes Association
1660 Duke Street
Alexandria, VA 22314.
Telefones: 1-800-DIABETES, 1-800-342-2383
Internet: www.diabetes.org